segunda-feira, 26 de março de 2012

Somos torcedores ou cobradores?




Como assim? Cobradores? Sim, somos mais cobradores do que torcedores. A maior prova é com o futebol da Seleção Brasileira de Futebol, mas nessas últimas semanas, o que um dia foi torcida, e agora é cobrança por Felipe Massa. Domingo passado, no GP da Malásia de F1, assinamos a nossa sentença de cobrador do Massa. E não é para sentir orgulho não.

O termo torcida surgiu no meu querido Fluminense Football Club. Segundo texto que eu encontrei na web, o termo torcida surgiu da visão do escritor Coelho Netto, quando ele via as mulheres que compareciam aos jogos do Fluminense torcendo seus lenços e luvas nos momentos tensos dos jogos. Ou seja, torcendo. Torcida é paixão pelo time e ídolo. E a torcida pelo Massa desapareceu.

Na década de 80 e início da década de 90, o Brasil viveu seu melhor período na F1, com a sequência de vitórias e títulos de Nelson Piquet e Ayrton Senna. Após a morte de Senna, a torcida, que posteriormente tornou-se cobrança, era para Rubens Barrichello. Depois de 6 anos da morte de Ayrton, Rubinho assina com a Ferrari e naquele GP da Alemanha de 2000, voltamos a comemorar uma vitória brasileira, e de Ferrari. Mas o que vimos nesse período do Rubinho na Ferrari foram regalias a Michael Schumacher. E como as vitórias não vinham com a frequência que nós cobrávamos, isso mesmo, a torcida diminuia.

Felipe Massa assina com a Ferrari em 2006. Era o fim da cobrança por Barrichello e o início da torcida por Massa, mesmo com o Schumacher na Ferrari. Ao anunciar a sua aposentadoria, a torcida aumenta. A temporada de 2007 foi marcada pelo conflito interno da McLaren por causa de Fernando Alonso, o que possibilitou a Ferrari de ganhar o título, só que quem ganhou foi Kimi Haikkonen.

Na temporada de 2008, parece que o Haikkonen não quer nada com a vida, e a Ferrari lembra que o Felipe Massa pilota pra eles. Nas primeiras provas, Massa não foi bem, mas a reação veio, infelizmente jogada no lixo com o erro na montagem da suspensão do carro do Massa no GP da Inglaterra. Isso complicou sua corrida. Vamos lembrar o GP de Cingapura? Um erro do chefe dos mecânicos simplesmente acabou com a temporada do Massa. Aquele estouro no motor do Massa no final do GP da Hungria foi uma infelicidade de corrida. Na corrida do Brasil, Massa fez tudo certo: largou na pole e liderou de ponta a ponta. Hamilton era o 5º, o que lhe garantiria o título. Aquela ultrapassagem do Vettel - de Toro Rosso - sobre o Hamilton aumentou a torcida pelo título. Mas Timo Glock não conseguiu guiar seu Toyota na pista molhada e Hamilton o ultrapassou e voltou para a posição que lhe garantiu o título.

Vem a temporada de 2009 e aquela mola que soltou do carro do Rubinho lhe custou o restante da temporada. Sem contar que aquele carro não teve um bom projeto. Massa volta para a temporada de 2010 e a Ferrari vem com Fernando Alonso. A temporada vai regular para Massa, e Alonso entrou na briga pelo título. Deu Vettel. E 2011, a Ferrari não está mal, mas não está bem também. Na corrida de maior expressão da Ferrari, Massa está na liderança, até que vem o "Alonso está mais rápido do que você", por parte do engenheiro de Massa. Esse foi o último pódio do Massa. Ali foi o fim da torcida e o início da cobrança.

Passados 2 GPs, está claro que o projeto da Ferrari foi mal executado. Vimos o Alonso nos Q3 e o Massa no Q2; vimos o Alonso em 5º na Australia e a vitória na Malásia, com o Massa fora da zona de pontuação. Mas vamos relembrar do Pastor Maldonado, com a Williams renascendo aos poucos, e Sergio Perez, com o bem comentado Sauber nos treinos pré-temporada, mais rápidos e atrás de Alonso? Maldonado errou, infelizmente, na última volta na Australia, e o Perez, bom, sobre o Perez, estão comentando que ele não foi pra cima por causa do relacionamento da Sauber com a Ferrari. Vc pensa o que quiser sobre esse episódio.

O 2º lugar do Perez foi sim fantástico. A corrida foi confusa, mas o Perez foi consistente. Aquela mensagem do engenheiro pra ele falando que eles precisavam da posição foi um balde de água fria desnecessário. Galvão Bueno mandou mais que bem ao dizer isso não era coisa pra se falar num momento daqueles. Mas mesmo assim, o 2º lugar dele tem que ser comemorado. Tinha mais que chorar pela grande prova do seu piloto, Peter Sauber :) Aqui fica o desejo de que o seu carro ganhe corridas!

Agora o assunto do momento é a "possível" troca do Massa pelo Perez na Ferrari. Perez faz parte de um programa de jovens pilotos da Ferrari. Agora, deixa eu te lembar um detalhe: o patrocínio da Telmex na Sauber. Empresa mexicana, piloto mexicano. Mas vamos reconhecer que essa relação não é tão gritante quanto nas equipes nanicas. Perez sofreu um acidente em Mônaco e por precaução, ficou de fora em algumas corridas. Esteban Gutierrez, piloto reserva e mexicano, não foi escalado e sim Pedro De La Rosa. Ou seja, Telmex foi sensata na relação patrocinador e patrocinado.

Caso essa troca aconteça, mesmo que a Ferrari cumpra o contrado com o Massa até o fim dessa temporada, e a situação for a mesma, com o Alonso na frente e o Perez lá atrás? Seria o Perez não tão fantástico assim? Vale lembrar que nas 3 equipes que o Alonso guiou, isso mesmo, incluindo a Minardi, Alonso sempre teve a preferência. Relembre o gesto dele na Hungria em 2007, acabando com o treino do Hamilton, o escândalo de Cingapura - mesmo com a culpa do Briatore - e Alemanha 2010. Alonso é um piloto muito bom, mas será que ele pra se sibressair o seu companheiro de equipe tem que se rebaixar ou ser rebaixado?

Torço pelo Massa sim, mas para sair da Ferrari. Está mais do que notório que a Ferrari não é mais equipe pra ele. Será que o Massa mudou muito após o acidente, o que pode afetar o seu desempenho? Eu acredito que a Ferrari não é a mesma equipe pra ele do que a Ferrari é equipe para o Alonso. Fica aqui a minha torcido pelo Massa fora da Ferrari e numa equipe que acima do nível de competitividade, o respeite.

Lembra do primeiro parágrafo, quando eu escrevi que nós cobramos da Seleção Brasileira de Futebol? 2012 é ano de Olimpíada, ou seja, é o ano em que a impressa só sabe falar em medalha de ouro com a Seleção Brasileira de Futebol, enquanto com os outros atletas, é medelha olímpica. E a seleção desse ano terá sim Paulo Henrique Ganso e Neymar, jogares que foram cobrados pela torcida, isso mesmo, torcida, na Seleção da Copa de 2010. Eu torcerei pelo Brasil sim na Olimpíadas, sem cobrança.

Então, somos torcedores ou cobradores?

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