quinta-feira, 12 de abril de 2012

Olha o passarinho! E não é o do Twitter




O assunto do momento é a compra do Instagram pelo Facebook por uma bela quantia. E olha que o Instagram só tem 17 meses de vida. Eu confesso que no início eu achei o Instagram só mais um app para iPhone, e agora disponível para o Android. Achei que era só mais um app por ver meus amigos diretores de arte e designers gráfico postando suas fotos no Facebook. Mandei um status dizendo que diretor de arte que é diretor de arte trata suas fotos no Photoshop.

Hoje eu finalmente sou um iPhoner, do bom e velho inglês, um usuário desse fantástico telefone. E de cara, instalei o app do Instagram nele. Bati a primeira foto pra ver o que poderia ser feito no app. Confesso que eu achei legal os filtros de tratamento da foto. Mas ainda não gosto, ou não sei porque eu não entendo porque as fotos que vc tira com o Instagram é naquele formato quadrado. Aí vai minha 1ª foto no Instagram:






Meus amigos redatores, jornalistas, advogados e de demais profissões também instalaram o Instagram em seus smartphones. Vejo algumas fotos bem legais, com toques de humor e criatividade, e outras simples, mas bonitinhas graças aos filtros do app. Seria o Instagram um incentivo para as pessoas praticarem fotografia? Tá certo que vc não tem tanto no app quanto no smartphone os controles de velocidade e abertura do obturador de uma câmera profissional, ou de algumas semis. Lembro de uma matéria que eu li no Estadão em 2008 que dizia que o maior fabricante de câmeras fotográfica do mundo atualmente é a Nokia.

2 lugares aonde a sua foto que vc tirou com o seu smartphone: o próprio smartphone ou a rede social que vc a compartilha. Não seria válido imprimir a foto e colocar esta num portaretrato ou colagem de capa de caderno? Uma coisa que me chamou bastante a atenção foi a estação de impressão de fotos no Walmart, nos EUA. Além de todas as entradas de cartões de memória, porta USB e CD/DVD, as pessoas podem acessar Facebook e Flickr, e imprimir fotos postadas por lá.

As tecnologias estão aí pra fazer a fotografia mais divertida e despertar a criatividade nas pessoas ☺ Olha o passarinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário