domingo, 29 de abril de 2012

Pep Guardiola na Seleção Brasileira?



Barcelona fora da UEFA Champions League. Para muitos, a catástrofe. Teve flamenguista que tomou as dores do Barça, já que ele é tão grande quanto o Flamengo. Dá lincença? Se o Barcelona é grande, o Flamengo é um nanico perto dele! Verdade seja dita. Mas fora a choradeira rubro-negra disfarçada, futebol é assim: se um ganha, o outro perde. Será o declínio do Barça? De jeito nenhum.

Confesso que fiquei bastante surpreso com a saída do Pep Gaurdiola. Mais ainda por ser uma decisão dele. Seria esse o momento da saída do comando do Barcelona? Foi uma decisão dele, e qualquer que seja o rumo que ele tome, que ele seja feliz acima de tudo e vitorioso :)

Agora vamos ao que interessa? Vi alguns flamenguistas nas redes sociais pedindo a vinda do Guardiola para o lugar do Papai Joel. Já existe uma fan page no Facebook pedindo o Pep na Seleção Brasileira, que partiu de um breve post o jornalista Juca Kfouri em seu blog:  "Se houvesse gente ousada na CBF seria a hora ideal de ligar para Pep Guardiola, em Barcelona, convencê-lo de que seu brilhante trabalho no Barça já terminou e que agora é hora de tentar ser campeão mundial com a Seleção Brasileira.". Será que o Pep assumiria uma seleção? Deixa ele descansar um pouco, pensar no que quer da vida. Como ele mesmo disse, esse 4 anos de Barcelona foram uma eternidade.

O que podemos aprender com o Pep? Já vi alguns técnicos adotando o tiro de meta curto, sem aqueles chutes em direção ao meio de campo. O que faz do Messi ser brilhante, além do seu talento? Xavi e Iniesta. Os 3 são bem introsados, o que pra mim é a maior prova que um único jogador não carrega o time, embora em alguns faça bastante difeença. A maior prova do que eu estou falando é o desempenho do Messi na Seleção Argentina. Como eu não sou fã do Barcelona, vc que é e está lendo esse post, lembrará de mais façanhas de Pep.

Com esse murmurinho da "possível" vinda do Pep pra Seleção, o jornalista Marcondes Brito postou em seu blog que todas as Seleções campeãs do mundo os técnicos não eram estrangeiros. Seria uma solução um técnico estrangeiro no comando de uma seleção que não seja o seu país natal? A Inglaterra tentou nas últimas 2 copas com Sven-Göran Eriksson (sueco) e o Fabio Capello (italiano). O Parreira conseguiu a façanha de fazer a África do Sul em ser a 1ª Seleção anfitriã de Copa do Mundo a não passar pra 2ª fase de uma Copa. Gus Ridick (holandês) surpreendeu o mundo em 2002 ao levar a modesta Coréia do Sul as semifinais da Copa de 2002. E o Felipão? Semifinais com Portugal em 2006. Será que o Pep Gaurdiola entraria nesse clube?

Se o Mano for demitido da Seleção, eu fico com um pouco de dúvida se o Pep seria o nome ideal. Se não for ele, o substituto, ou próprio Mano, poderia estudar o que o Pep fez no Barça. Por que não? O própio Neymar, em entrevista após derrota na final do Mundial Interclubes, que o Santos teve uma lição de futebol. Por que o Mano não aprende?

E mais: com o Pep na Seleção Brasileira, o que ele faria ao ser notificado que a CBF não pode naturalizar o Messi, o Iniesta, o Xavi, o Puyol ...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário