quarta-feira, 9 de junho de 2010

Português: Eu sou, eu estou; Inglês: I am; Russo: Я (ia)

Deixa eu começar com uma pergunta: quantos anos vc passou aprendendo o verbo To Be (ser / estar) nas aulas de inglês do colégio? Tô falando do colégio, não de cursinhos de inglês. Eu concordo que aprender os verbos ser e estar é o básico para vc aprender a falar outros idiomas.

Adivinha como é em russo? A cola da resposta está no título. O Я (ia), isso mesmo, o ditongo que no alfabeto russo é o R invertido é o pronome pessoal do caso reto EU. Ainda sente falta de algo depois do Я (ia) lá no título?

Em russo, não existe a conjugação dos verbos ser e estar no presente do indicativo. Em outras palavras, eu era e eu serei alguma coisa por lá. Por enquanto, eu ESTOU no Brasil e SOU mais um que tem um blog na internet.

Pode ser estranho, mas como é uma coisa a menos para aprender, significa sobra de espaço para aprender outros termos em russo :) Quanto mais complicada essa lingua parece, mais bonita ela é!

Um comentário:

  1. я есть! fala filhao, existe sim. o verbo быть, que é usado no presente em muitos casos.
    boa sorte aí!

    ResponderExcluir