terça-feira, 8 de junho de 2010

O alfabeto russo - reaprendendo a ler e escrever

Vcs já sabem que estou de mudança pra Russia. Lá, nem todo mundo fala inglês, o que me obrigou a tentar aprender a falar russo. Mal eu sabia que além de aprender a falar, eu teria que aprender a ler e escrever em russo. Óbvio, mas como é um alfabeto diferente, o negócio é aprender.

Eu já sabia algumas palavras e expressões em russo. Tenista gostosa = Anna Kournikova; a outra tenista gostosa = Maria Sharapova; tenista feia = Dinara Safina; político bêbado = Boris Yeltzin; grande goleiro = Lev Yashin ... mas isso tudo não é o suficiente. Bom que aqui no Rio tem um curso de russo, que fica na Lapa. Entrei em contato com eles e marquei um pacote de 10 aulas, o suficiente para alfabetização e aprender algumas expressões básicas e um pouco de vocabulário. Legal :)

Na portaria do prédio eu tive a minha primeira aula com o porteiro. Isso mesmo, um nordetisno me ensinou como se diz boa tarde: dôbryi dyn. Na recepção, conversando com a secretária, ela me diz que há várias palavras em russo que são bem parecidas ou quase iguais com palavras em português. Que alívio :)

O alívio acaba com o meu primeiro contato com o alfabeto russo. Vamos começar com as vogais? são elas - na ordem do nosso alfabeto : а э ы о у. Acredite, o U no alfabeto russo é o Y. E não para aí; há ditongos que são representados por uma simples letra. São eles: ia ie ii io iu - я е и ё ю . Viu como a reforma ortográfica não chegou na Russia? O io nada mais é do que o ie com trema. E há outros ditongos que são com 2 letras, mas uma não muda. São eles: ai ei ii oi ui - ай ей ий ой уй.

As consoantes também possuem suas particularidades e curiosidades. Como a lingua russa é muito fonética, cada consuante possui um único som. Não é como no português, por exemplo: S com som de Z, como em caSa; G com som de J, como em gente. Fora algumas consuantes que mudam de som (acho que eu posso dizer personalidade) em relação ao nosso alfabeto. Lembra na época de União Soviética? Quando vc vê aquele CCCP, o que vc lê em russo é SSSR.

Pra memorizar cada letra do alfabeto russo, um dos exercícios que eu faço é escrever palavras em português com as letras do alfabeto russo. Aí vai uma lista com curiosidades:

carro - кахо (2 rr é o x no russo. viu como os C com som de K é o K? C com som de S mantém o C)

gigante - жиганте (G não tem som de J. J ou G com som de J é um x com uma barra no meio, tipo o sinal de fechar porta no painel de botões de um elevador. N invertido para ii e o H é o N)

suco - суко ( olha o C atacando de S )

vara - вара ( o B é o V. Mas tem B sim no alfabeto russo. E o P é o V )

Viu como eu posso dizer, literalmente ou não, que eu indo pra Russia é me meter numa fria?

2 comentários:

  1. Quer um conselho: largue o curso, arrume uma russa bem gostosa no primeiro dia e faça a moça falar por você, porque depender dessa língua, sozinho, com certeza a situação vai ficar...rs

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Credo!!! Boa sorte!
    Não esqueça de aprender as expressões mais importantes: "mais uma dose de vodka" e "eu tenho direito a uma ligação". ;)

    ResponderExcluir