sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dietas - Os russos sabem o que é isso?

De onde vem o conceito de dieta? Numa resposta a Capitão Nascimento, "... o conceito de dieta, em grego (dieta em grego), em latim (dieta em latim), em inglês diet ...", poderia ser desse jeito. Agora, como seria no lance da granada? O 06 seguraria uma bomba de chocolate? Provavelmente.

Tô falando de dieta por que? Por que eu passei 2/3 da vida entre várias dietas? Não. Simplesmente porque eu não vejo por aqui na Russia uma grande quantidade de produtos diet/light, como eu via no Brasil e vi nos EUA. Posso contar nos dedos quantos produtos diet/light que eu já vi por aqui: Coca-Cola Light e Pepsi Light - isso não estende para Fanta, Sprite, Mirinda, 7-Up e outros sabores da The Coca-Cola Company e Pepsico. Aonde andam os adoçantes? Pelo território russo é que não andam. Tirando o lado da redução calórica, eu me pergunto como os diabéticos fazem por aqui, se é que existe diabetes por aqui.

Vc deve estar pensando que a Russia é uma nação obesa, não é? A resposta é não. Um amigo do meu pai mandou essa uma vez: "Eu não acredito em refrigerantes diet. Só vejo gente gorda tomando refrigerante diet.". A do refrigerante diet/light é clássica. As pessoas se entopem de carne, fritas, japonês e sobremesa nas churrascarias, e qual é a bebida? Coca-Cola Zero ou os seus concorrentes diet/light.

Voltando a não grande fatia de obesos na Russia, como nos EUA, eu fico me perguntando o que faz o russo não ser tão gordo. Exercícios com frequência? Bem, a Russia manda bem em várias modalidades esportivas. Condições financeiras? Supermercado aqui é caro, assim como boa parte do restaurantes - isso pode fazer com que os russos comam pouco? Metabolismo? Faz muito frio nessa terra. Para manter o corpo aquecido, além dos casacos e sistemas de calefação e aquecimento, o corpo humano queima gordura pra manter a temperatura "ambiente" do corpo. Ou seja, o que vc acumulou de gordura no verão, vc queima no inverno.

Agora, será que há algo na vodca que faça os russos não serem tão obesos? De onde eu tirei essa? De matérias que volta e meia eu leio sobre "descobertas" em pesquisas com bebidas alcoólicas, como "cerveja é um bom isotônico, segundo pesquisas espanholas", "vinho faz bem para o coração", e assim vai. Imagine se um dia a ciência comprova que a vodca ajunda a manter ou reduzir peso. Como é que a vodca entraria na lista da dieta de South Beach ou no sistema do Vigilantes do Peso?

A saudade do ZeroCal é grande. Do Splenda, também. Por que eu não tenho o direito de escolha entre Sprite e Sprite Diet/Light/Zero?

E botando o tradutor online pra funcionar, dieta em russo é диета. Se tem no vocabulário deles, tem que ter em território russo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário